Os alimentos que ajudam na visão das crianças

“Que o teu alimento seja o teu medicamento” já dizia o pai da medicina, Hipócrates. E com toda a razão! Uma alimentação equilibrada tem mesmo um papel fulcral no bom desenvolvimento do organismo das nossas crianças.

A divertida cozinha de brincar! Estimular o ambiente alimentar desde pequeno é fundamental.

As crianças que têm uma alimentação equilibrada e variada têm, com toda a certeza, uma maior defesa contra os agentes agressivos do nosso corpo, previnem o envelhecimento das suas células e contribui ainda para um saudável funcionamento dos nossos órgãos!

Segundo vários estudos científicos recentes, existem duas substâncias presentes em alimentos que contribuem para o bom funcionamento e proteção da visão das nossas crianças. São elas a antocianina e a luteína.

Vamos traduzir estes “palavrões” em alimentos? Será mais fácil de perceber e verá o quão simples será de incluir alguns destes alimentos, que já lhe são certamente familiares, na sua rotina alimentar!

As Antocianinas pertencem à família dos flavonóides e são responsáveis pela cor azul, vermelho escuro e roxa dos alimentos. Por esse motivo, é fácil de identificar os alimentos com maior teor de antocianina, sendo alguns exemplos: a beringela, os mirtilos, a romã, as uvas, as cerejas, a couve roxa, os morangos…

A Luteína pode ser encontrada nos vegetais verdes folhosos, como couve, rúcula, brócolos, espinafres, aipo, e também na cenoura, na abóbora, na ervilha, na salsa e na gema do ovo!

Tenho quase a certeza que os alimentos listados são-lhe familiares, porém a questão que se coloca é: eles existem com frequência na dieta alimentar das suas crianças?

Referências Bibliográficas:
Nomi Y., Iwasaki-Kurashige K., Matsumoto H. Therapeutic Effects of Anthocyanins for Vision and Eye Health. Molecules. 2019;24:3311. doi: 10.3390/molecules24183311.
Buscemi S, Corleo D, Di Pace F, Petroni ML, Satriano A, Marchesini G. The effect of lutein on eye and extra-eye health. Nutrients. 2018;10(9):1321. doi:10.3390/nu10091321

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.