
i-Size é uma norma de homologação de cadeiras auto para crianças e que faz parte da diretiva ECE R129. Estas normas mais atuais vigoram atualmente ao mesmo tempo que a norma mais antiga, a ECE R44/04.

As cadeiras auto regidas pela ECE R44 estão divididas em diferentes grupos com base no peso da criança, variável entre os 0 e os 36 kg. Já pela norma ECE R129 (i-Size) as cadeiras auto estão classificadas tendo por base a altura das crianças, dos 40 aos 150 cm. A indicação das idades é meramente uma estimativa e não o dado basilar pelo qual se deve guiar para encontrar a cadeira mais adequada.
Além desta diferença na classificação das cadeiras, existem outros fatores que se alteraram:
TESTES DE IMPACTO LATERAL OBRIGATÓRIOS
A nova normativa ECE R129 impõe testes de impacto lateral obrigatórios em toda a indústria, enquanto que a antiga normativa ECE R44 não o faz. Os testes de impacto lateral são muito importantes, uma vez que as colisões laterais são os acidentes mais frequentes e possivelmente os mais perigosos para o pescoço e cabeça da criança.
MAIS TEMPO NO SENTIDO CONTRA A MARCHA
A ECE R129 incute viagens contra a marcha até aos 15 meses e 75 cm para dar mais tempo às crianças para desenvolverem a força do seu pescoço, uma vez que até essa idade a cabeça representa 1/3 do peso da criança e os músculos não conseguem suportar o peso da mesma em caso de colisão no sentido a favor da marcha. Até então, a normativa ECE R44 apenas limitava a viagem contra marcha de crianças até aos 9 kg.
CORRESPONDÊNCIA ENTRE CADEIRA AUTO E BANCO AUTOMÓVEL
A inclusão da norma i-Size na norma ER129 veio facilitar a correspondência entre as cadeiras auto e os bancos do veículo, pois as cadeiras i-Size são adequadas para veículos que incluem sinalização respetiva.
Ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário ou entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em ajudar.