Dicas essenciais para uma mudança de casa com crianças

Mudar de casa é um momento memorável que tem todos os ingredientes para testar a sua paciência. Se já tem filhos, essa mesma paciência conheceu ao longo do tempo os seus limites e nuances.

Junte os dois ingredientes e o processo pode tornar-se particularmente desafiante. Para ajudar a torná-lo ligeiramente mais harmonioso, partilhamos consigo as mais eficazes dicas para mudar de casa com crianças.

Deixar as crianças com familiares ou amigos

Se tem esse suporte familiar, utilize-o. Este é um bom motivo para o fazer e poupar as crianças às dificuldades de uma mudança de casa é uma atitude nobre.

Avós, tios e até amigos de confiança poderão ser sondados para ajudar nesta missão. Assim e como por magia, a mudança estará completa antes que eles (e você) se apercebam.

Comunique de forma aberta

Muitos dos atritos familiares resultam de problemas de comunicação. Não tenha medo de falar abertamente com os seus filhos acerca da mudança e o que ela significa para a vida deles.

Deixe os melhores pontos para o final da sua argumentação. Uma nova casa deve representar um início renovado e perspetivas de uma vida melhor. Quanto mais conseguir passar essa mensagem, melhor para todos.

Familiarize-os com a nova casa

Se o anúncio da casa que deseja comprar ainda se encontra online, partilhe-o com os seus filhos. As visitas virtuais são perfeitas para conhecer em maior detalhe uma casa que ainda está no mercado.

Idealize cada espaço com eles e pergunte-lhes que propósito querem dar a cada divisão. Quanto mais os envolver neste processo de decisão, melhor será a mudança e os primeiros tempos no novo lar.

Mude-se fora do período letivo

Não existe um momento perfeito para uma mudança, mas existem momentos que são mais desafiantes. Um deles prende-se com o período de aulas dos seus filhos.

Num mundo ideal, essa mudança deve ocorrer no período de interrupção do ano letivo.

Desta forma, tem tempo suficiente para processar todos os trâmites da mudança de casa, mas também de escola, se necessário.

Artigos de conforto, como brinquedos

É normal que os seus filhos tenham brinquedos e outros artigos que lhes são especiais e onde procuram conforto. Pode ser a Barbie da sua filha, o carrinho da Patrulha Pata do seu pequenote, ou até mesmo um brinquedo de madeira!

Uma sugestão é que deixe para último lugar estes artigos. Colocando os seus filhos e as suas necessidades em primeiro lugar. Porém, há crianças que com os seus brinquedos favoritos se sentem mais confiantes e serenas. Neste caso, deverá ajustar-se à sua realidade.

Com algumas destas dicas, o habitualmente penoso processo de mudar de casa pode ser amenizado. Certamente surgirão imprevistos que vão testar a sua capacidade de improviso.

Nesse momento, o ideal é que mantenha em primeiro lugar as prioridades e o bem-estar dos seus filhos. Se deixar a casa onde viveu é um momento emotivo, não o será menos para as crianças.

Com alguma organização, comunicação e paciência terá todas as ferramentas que necessita para estrear seu novo lar e das suas crianças com muitas memórias positivas.

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.