5 Dicas essenciais para adormecer o seu bebé

Estabelecer uma rotina do sono para o bebé é fundamental para o seu desenvolvimento e também para o bem-estar dos pais e a boa dinâmica de uma família, mas será assim tão fácil? Com esta mão cheia de dicas, acreditamos que sim!

1. IDA À CASA BANHO: O BACIO E O BANHO ANTES DE DEITAR

Existem várias estratégias para iniciar uma rotina junto do seu bebé e o recurso aos cuidados de higiene é uma das técnicas mais conhecidas! De forma a preparar o seu pequenote para descansar, leve-o até à casa banho e dê-lhe a oportunidade de usar o bacio e de realizar a sua higiene oral. Guarde também a hora do banho para o final do dia! O banho é um momento relaxante para o bebé, uma temperatura adequada da água e do ambiente farão com o que o bebé fique tranquilo e pronto para descansar.


2. FAÇA ATIVIDADES TRANQUILAS, CONTE UMA HISTÓRIA!

O momento de contar uma história pode ser uma boa forma de criar o ritual para que a criança entenda que é hora de ir dormir, descansar e fantasiar com as suas aventuras e bons momentos!

3. COLOQUE MELODIAS E LUZINHAS PARA EMBALAR

A maioria dos bebés respondem bem a estímulos visuais e de som, e na altura de ir dormir nada melhor que uma música tranquila para relaxar e embalar. Se no mesmo local conseguir colocar uma luz de presença suave, terá as condições reunidas para que o seu bebé fique sereno e tenha um ótimo sono (sem que esteja constantemente a chamar pelo papá ou pela mamã!).

blank
Bebé numa noite de sono tranquila na presença do seu mobile musical.

4. OFEREÇA-LHE ALGO PARA QUE NÃO SE SINTA SOZINHO

Especialmente nos primeiros meses de vida, as crianças podem sentir dificuldades em adormecerem ou dormirem sozinhas, pelo que uma chupeta, uma mantinha ou um peluche podem tranquilizar os mais pequenitos.

5. ACONCHEGUE O SEU BEBÉ E DÊ-LHE CARINHO!

Aconchegue o seu rebento no seu berço, com o lençol, mantinha, ou até mesmo com os típicos ninhos para que sinta uma sensação de proteção que o bebé pode comparar com a proporcionada pela barriga da mãe.

Os bebés não aprenderão a rotina de um dia para o outro, mas seja paciente. A consistência de comportamentos origina o sucesso dos resultados e mais cedo ou mais tarde as crianças encontrarão o seu equilíbrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *