Quantas lembranças boas temos dos nossos avós?

Hoje é o dia de celebrar e homenagear as nossas avós e os nossos avôs. Eles e elas desempenham um papel importante no nosso desenvolvimento, a nível emocional, afetivo e cognitivo, mas também na tomada de consciência do nosso papel enquanto cidadãos. O que podemos fazer para fomentar esta relação? Dou-vos algumas dicas…

blank

1. Criar um jardim

Podem fazer um jardim só com alguns vasos. Esta atividade é importante para “pôr mãos à obra” e ver as plantas crescer, com este incrível kit de jardinagem. Além da aprendizagem implícita na atividade, é um excelente exercício sensorial e também uma forma de demonstrar a importância da partilha intergeracional.

2. Culinária

Que tal preparem em conjunto uma refeição? Os avôs e as avós podem partilhar receitas e alguns segredinhos culinários que sejam do vosso agrado. No fim, terão muito tempo para limpar as consequências das vossas experiências.

3. Piquenique no parque

Um piquenique é sempre uma brilhante ideia para fazer uma refeição ao ar livre, aproveitando o bom tempo e o sol. Um dia de piquenique começa logo na preparação, por isso, canalizem a vossa energia para esta fase. Depois do piquenique, poderão aproveitar para fazer uma sesta. Se preferirem uma tarde animada, divirtam-se a jogar jogos.

blank
Alguns exemplos de jogos na sua versão portátil para uma tarde bem divertida no parque! Espreite todos os jogos aqui.

4.  Jogos tradicionais

Macaca, Pião, Saltar à corda ou Berlindes. Quantas vezes já passaram o vosso tempo com as “brincadeiras de antigamente”? Está na hora de partilharem a forma como se divertem e diversificarem as vossas brincadeiras. Não vale dizer que eles e elas não gostam, se nunca lhes permitiram experienciar.

5. Caça ao Tesouro

Todas as crianças adoram uma boa caça ao tesouro e estas costumam ser uma verdadeira aventura. Façam uma lista com o nome dos objetos que devem encontrar. Esta lista pode incluir diversas coisas, como folhas de uma certa forma, uma bolota, uma pena ou umas bolachinhas feitas por vocês.

Os nossos avós vivem com entusiasmo para nos ensinarem tudo o que sabem e transmitir todos os ensinamentos, com muito carinho. Esta disponibilidade e cumplicidade entre as duas gerações promove a união e fortalece a família. Um amor que recebemos sem fim. Se sentem isto, são uns privilegiados, sabiam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *