O seu filho sabe agradecer?

A família que nutre o sentimento de gratidão, cria crianças mais gentis e relacionamentos mais fortes, positivos e felizes.

blank
Assento Rosa Doomoo para usar desde o nascimento até aos 25kg!

Ensine pelo exemplo

É certo e sabido que pode repetir inúmeras vezes a mesma coisa, mas que os seus filhos irão acabar por concretizar exatamente aquilo que virem os pais fazer, pois na maioria dos casos aquilo que eles aprendem é pela prática.

No dia a dia existem várias oportunidades para a gratidão ser fielmente aplicada, no café, no supermercado, na escola ou no trabalho… Uma vez que os filhos ouvem os pais a serem gratos, à partida ficarão mais predispostos para assumirem o mesmo comportamento.

Estimule as crianças a incluírem a palavra “obrigado” numa frase completa, de forma a valorizarem a palavra pela ação. Por exemplo: “obrigado mãe por me trazeres aos treinos” ou “obrigado pai por me ajudares nos trabalhos de casa”.

Numa outra perspetiva: Incentive a criança a pensar sobre o que ela se sente agradecida

Uma vez por semana, pelo menos, sente-se um pouco com o seu filho e converse com ele. Faça-o dizer ou escrever sobre o que ele se se sente agradecido. Falar sobre os pequenos acontecimentos que despertem a gratidão pode funcionar como um lembrete diário de que, mesmo em momentos de dificuldade, podemos encontrar bons motivos para sorrir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *