É Natal! Reforcemos a importância da família para as (nossas) crianças!

Está quase a chegar a noite em que as famílias se reúnem e partilham tudo, especialmente, o amor! A época natalícia é vivida com grande euforia pelas crianças e, em muitas situações, resume-se praticamente aos presentes e ao Pai Natal. Mas o Natal é muito mais do que isso, e é importante que as crianças o entendam, só assim podem viver e recordar, ano após ano, o verdadeiro espírito da quadra natalícia. Vamos a isso?

blank
Família reunida… Quem será o primeiro a gritar BINGO?

Aqui ficam alguns tópicos que servem como ponto de partida para reflexão sobre a vossa realidade enquanto família, nesta época Natalícia. O desafio é serem criativos e reinventarem-se, quantas vezes forem necessárias.

Festividades – Haverá melhor altura para estarmos com a nossa família do que o Natal? Os apaixonados por esta época vão, certamente, concordar comigo. Aproveitem o calor da lareira, o som dos talheres, o rasgar dos pepéis de embrulho e os sorrisos. Não há melhor alimento para a alma. As crianças não precisam de um Natal digno de capa de revista, elas precisam de si, do seu amor e da sua atenção. E quando chegar a noite de Ano Novo, orgulhe-se do que conseguiram e, juntos, definam objetivos futuros. Cabe a cada um/a de vocês perceber o que faz mais sentido e – dica de psicóloga – contem sempre com a opinião dos pequenotes em todas as questões que lhes dizem respeito, afinal estamos a falar da vida deles.

Realizar o TPC – ora, como não poderia deixar de ser, férias de Natal são sinónimo de consolidação de conhecimentos através da realização de trabalhos de casa. Aproveitem o período da manhã para ajudar os vossos pequenotes na concretização dos mesmos.

Atividades – Que tal aproveitarem esta altura para fazer todas as atividades que, durante o ano, não tiveram oportunidade de fazer? O importante é que adaptem à vossa realidade e que, acima de tudo, promovam o convívio entre os diferentes elementos.

Passeios ao ar livre – Quem disse que só podemos passear ao ar livre nas restantes estações do ano? Arrisco mesmo a dizer que as cidades se tornam mais bonitas nesta altura em que impera o frio. Por isso, toca a aproveitar as luzes, as decorações, o ambiente lindo que se vive e registem-nas em fotografias para um dia recordarem.

Se existe algo ou alguém em que geralmente podemos depositar toda nossa confiança, é na nossa família. Usem e abusem da vossa. Digam-lhes que os amam e o quão importante são na vossa vida. Votos de um Feliz Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *