Conheça 5 alimentos que fortalecem o sistema imunitário das crianças!

Pingo no nariz, dor de cabeça e muitos espirros? Vamos tentar evitar! Sabia que podemos utilizar alguns alimentos como agentes potenciadores das defesas do organismo das crianças? Descubra tudo já de seguida.

blank
A preparar uma refeição super saudável nesta cozinha de brincar (espreite os vários modelos aqui).

A alimentação tem um papel importante na resposta corporal às mudanças das temperaturas ambiente e pode ajudar-nos a fortalecer o sistema imunitário. Atente já de seguida aos alimentos que deve considerar importantes para limitar o aparecimento de constipações e gripes neste inverno:

1 – Frutos Vermelhos

Os frutos vermelhos são ricos em vitamina C e antioxidantes, nomeadamente os flavonóides (as antocianinas) que são os responsáveis pela sua cor vermelha/azulada e pela sua capacidade antioxidante. Maximize o seu potencial comendo estas frutas em frescas, em cru. Boas opções poderá ser misturar com iogurte ou com gelatina. Estamos na altura das romãs, aproveite!

2 – Iogurte Natural

Os iogurtes são ricos em bactérias benéficas, diferentes vitaminas e minerais, que auxiliam na regulação da nossa flora intestinal e que potenciam a defesa do nosso organismo. Inclua-o preferencialmente nas refeições intercalares do dia do seu pequenote!

3 – Oleaginosas

Por oleaginosas entende-se todos os frutos gordos, ou seja nozes, amêndoas, amendoins… Este grupo de alimentos é rico em determinados micronutrientes como a vitamina E, zinco e selénio, que têm uma função positiva e influente contra os causadores de doenças.

4 – Peixes Gordos

Os peixes gordos são ricos em ómega-3, um óleo essencial na nossa saúde cardiovascular e não só! O ómega-3 tem uma função importantíssima no auxílio do combate à inflamação ajudando assim no reforço do sistema imunitário. Alguns alimentos ricos neste micronutriente são os peixes gordos, como: salmão, sardinha, cavala, atum…

5 – Alimentos ricos em Vitamina C

Os alimentos cítricos são ricos em vitamina C. Esta vitamina ajuda na potenciação do sistema imunitário por diferentes vias e ainda tem uma capacidade antioxidante. Existem vários alimentos, principalmente frutas, ricas em vitamina C: papaia, kiwi, morango, laranja.

Além dos vários truques e considerações alimentares que possamos ter, não devemos esquecer que o ideal é praticar uma alimentação equilibrada, completa e variada. Desta forma, teremos maior capacidade de evitar as gripes, constipações e também outro tipo de doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *