7 Lanches saudáveis e saborosos para levar para a escola!

blank

Começa a escola, começam todas as atividades, e também a preocupação dos pais sobre o que colocar na lancheira dos seus filhos! Mas relaxe… Este artigo tem tudo para ajudar a tornar esta tarefa mais simples e prática!

blank
Os pequenotes do topo das suas casas de jardim já gritam: “ESCOLA À VISTA!”

Todas as refeições do dia contam para o fornecimento de nutrientes necessários para um dia agitado de uma criança e por essa razão o lanche não deve ser menosprezado. Aquilo que as crianças comem reflete-se na sua saúde física e mental e pode até influenciar o seu desempenho escolar. Além disso, uma alimentação pouco saudável leva uma maior dificuldade de concentração, irritabilidade e cansaço, e a longo prazo a situações como obesidade e outras complicações a nível cardiovascular.

A grande base dos hábitos alimentares é construída na infância e pelas rotinas alimentares que os pais praticam e promovem junto dos mais pequenos.

Mas será assim tão difícil encontrar alternativas alimentares que sejam um bom “negócio” entre pais e filhos? Garantir que os lanches dos mais pequenos são saudáveis, saborosos e nutritivos é mais fácil do que pensa!

Este artigo deixa-lhe 7 sugestões de lanches, salvando-a assim da tentação dos snacks menos apropriados (leia-se os alimentos ricos em gordura e sal). Seguem eles:

LANCHE 1

1 iogurte líquido de aromas + pão de centeio pequeno + 1 fatia de fiambre + 1 nectarina

LANCHE 2

1 sumo “100%” fruta (200ml) + pão de cereais pequeno + 1 fatia de queijo magro

LANCHE 3

1 pacotinho de leite meio gordo simples (200ml) + 1 banana pequena + pão de mistura pequeno + 1 colher de chá de manteiga

LANCHE 4

1 pera + 1 punhado de nozes + 1 iogurte sólido de aromas

LANCHE 5

3 bolachas simples + 1 pacotinho de leite meio gordo simples (200ml) + 10 bagos de uvas

LANCHE 6 – opção sem lacticínios

Panquecas de aveia (ovo, flocos de aveia, 1 colher de sobremesa de cacau em pó) + 1 maçã + água

LANCHE 7 – opção vegetariana

1 iogurte sólido de soja (versão sem adição de açúcares) + flocos de cereais + 1 caixinha de framboesas

Sempre que possível faça com que a criança colabore na preparação do seu lanche e das escolhas alimentares. Promova diferentes lanches e aceda aos pedidos dos mais pequenos, substituindo os alimentos por outros do mesmo grupo alimentar (que pode descobrir pela roda dos alimentos).

Crie hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, mas não se esqueça que uma das coisas mais importantes é que as opções disponibilizadas devem ser do agrado de quem as vai consumir.

Nota: Este artigo descreve apenas alguns exemplos de lanches estruturados nutricionalmente. É importante realçar que todas as refeições devem ser enquadradas nos hábitos alimentares, ajustadas às necessidades nutricionais, situações clínicas e preferências de cada criança. Se tiver dúvidas e necessitar de ajuda, contacte um profissional de saúde, neste caso um Nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *